quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Logística de Transportes



Logística de Transportes é um ramo da logística que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama "logística de transporte".
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.
Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
O gestor de estoques possui comumente o objetivo de minimizar os custos com estoque, sem analisar todos os custos logísticos. Este tipo de procedimento impacta de forma negativa outras funções logísticas, como por exemplo, a produção que passa a necessitar de uma maior flexibilidade e uma gestão de transporte caracterizada pelo transporte mais fracionado, aumentando de uma forma geral o custo unitário de transporte.
É importante deixar claro, que esta política pode ser a mais adequada em situações onde se utilizam estratégias baseadas no tempo, como JIT (Just in Time), ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor). Estas estratégias visam reduzir o estoque a partir de uma visão integrada da Logística, exigindo da função transporte a rapidez e consistência necessária para atender os tamanhos de lote e os prazos de entrega.
O Serviço ao Cliente é um componente fundamental. O impacto do transporte no Serviço ao Cliente é um dos mais significativos e as principais exigências do mercado geralmente estão ligadas à pontualidade do serviço, à capacidade de prover um serviço porta-a-porta; à flexibilidade, no que diz respeito ao manuseio de uma grande variedade de produtos; ao gerenciamento dos riscos associados a roubos, danos e à capacidade do transportador oferecer mais que um serviço básico de transporte, tornando-se capaz de executar outras funções logísticas. As repostas para cada uma destas exigências estão vinculadas ao desempenho e às características de cada modal de transporte, tanto no que diz respeito às suas dimensões estruturais, quanto à sua estrutura de custos.
A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos da quilometragem do sistema, volume, receita e natureza da composição do tráfego. Existem diferenças no desempenho entre os modais relativos a custos fixos e variáveis como velocidade, disponibilidade, confiabilidade, capacidade e frequência. Estes fatores são considerados na escolha do modal a ser utilizado, dependendo também das características do nível de serviço a ser realizado. A escolha do tipo de transporte se dá entre o custo de transporte de um determinado produto (eficiência) e a velocidade com que o produto é transportado (responsabilidade). Os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.

  • Rodovia: O transporte rodoviário oferece rotas de curta distância de produtos acabados ou semi-acabados. As vantagens do uso de caminhões nas estradas são:
  1. O serviço porta-a-porta
  2. Frequência e disponibilidade dos serviços; 
  3. Velocidade; 
  4. No mercado de pequenas cargas é mais competitivo em comparação ao ferroviário.

  • Ferrovia: O transporte ferroviário é lento, muito utilizado para transportar matérias-primas e manufaturados de baixo valor para longas distâncias. Comparado ao rodoviário, oferece fretes mais baratos e desempenho inferior. No modal ferroviário há o estoque em trânsito, onde o tempo de viagem é considerado período de estoque.

  • Aeroviário: A grande característica do aeroviário é a alta taxa de frete e as dimensões físicas dos porões de carga dos aviões. Transporta itens com pouco volume e alto valor agregado como instrumentos eletrônicos óticos e materiais frágeis. A grande vantagem do aeroviário é a velocidade em grandes distâncias. A variabilidade é baixa no quesito confiabilidade.

  • Hidrovia: Exige a utilização de outro modal auxiliar de transporte combinadamente; é mais lento que a ferrovia, sofre forte influência das condições meteorológicas e necessita de margens navegáveis. Transporta principalmente granéis como carvão, minérios, cascalho, areia, petróleo, ferro, grãos, entre outros. Trabalha com itens de baixo valor agregado e não perecível. 


  • Dutos: Utilizado em movimentos de petróleo, derivados e gás. Custo baixo de movimentação, oferece linha de produto limitada.


Para o sucesso da logística é importante que a informação de estoque disponível dos produtos no site de esteja plenamente alinhada com a real disponibilidade dos produtos no estoque da empresa vendedora, garantindo-se assim a entrega do produto adquirido pelo cliente. Para tanto, faz-se necessária a integração do sistema de controle de estoque com a solução de e-commerce de maneira que não ocorram defasagens da informação. Também é importante que o sistema de controle de estoques dispare a reposição automática dos produtos a partir do alcance do estoque mínimo, acionando o ciclo de suprimentos junto aos fornecedores, conforme explicamos mais adiante. Com essas ações de logística, diminuem-se substancialmente os riscos inerentes à falta de produtos no estoque da empresa.
Geralmente as funções de transporte e entrega dos produtos aos clientes são terceirizadas para empresas especializadas existentes no mercado; como exemplo, podemos citar os Correios (ECT), que operam um serviço exclusivamente voltado para as empresas de e-commerce denominado “e-Sedex”, com abrangência nacional. Qualquer que seja o operador da logística contratado para a distribuição dos produtos, é importante que o mesmo disponibilize um “sistema de rastreamento” (tracking) que permita ao cliente acompanhar pela internet e em tempo real a localização exata do produto adquirido. Do mesmo modo, o operador logístico deve ter condições de operacionalizar a “logística reversa”, quando da devolução do produto à empresa vendedora nos casos de defeito, insatisfação do cliente com o produto adquirido ou erro de processamento do pedido.
Deve haver uma perfeita sincronia com os fornecedores nos ciclos de processos de suprimentos necessários para repor os estoques dos produtos vendidos pelo site de e-commerce. Essa sincronia logística pode ser obtida mais facilmente na medida a partir da informatização desses processos, gerando velocidade na troca de informações e resultando na redução de prazos e custos de aquisição dos produtos, bem como na diminuição do custo dos estoques. Na prática, sempre que o nível de estoque de determinado produto atingir a quantidade mínima, é disparado sistemicamente um pedido de compras e enviado ao fornecedor por internet ou EDI, iniciando o processo de reposição do estoque. Esse ciclo só se encerra quando o fornecedor entregar o produto ao cliente e ocorrer à atualização dos sistemas de controle de estoque e de e-commerce, para que as informações estejam alinhadas.






Concluindo, um planejamento adequado da operação logística permitirá que o produto seja entregue no menor tempo possível e com o menor custo, gerando satisfação e confiança aos clientes do site de e-commerce. A logística deve ser considerada estratégica, pois dela pode depender o sucesso ou o fracasso de um empreendimento, motivo pelo qual deve ser muito bem planejada antes mesmo do início das operações.


CONCLUSÕES INDIVIDUAIS




  • Gabriel Wellington de Carvalho

A logística de transportes, como foi apresentado no trabalho em sala, tem como base, realizar o transporte de um número maior de mercadorias, com um custo relativamente baixo e no menor tempo possível.
Para que ocorra o sucesso nesse ramo da logística, é preciso efetuar a escolha do modal que terá um melhor desempenho em cada processo desse fluxo, devendo assim considerar a demanda, o volume e a distância em que o tipo de modal escolhido percorrerá.
A operacionalização ideal da logística de transportes varia de uma empresa para outra, pois o sucesso dessa área dentro de uma organização, depende tanto do tipo de produto ou serviço que ela oferece, quanto da estratégia que será utilizada pelo operador logístico.

  • Bruna Consuelo de Souza Ribeiro

Nos últimos anos os meios de transportes evoluiram muito principalmente depois da primeira revolução industrial, e com a descoberta do petróleo. Com isso o meio de transporte animal foi substituído por automóveis e outros meios de transporte. Hoje em dia os meios de transporte são indispensáveis em nossas vidas.
Eles são responsáveis pelo deslocamento de tudo em nossas vidas, é através dele que é possível ir do Brasil ao Japão em pouco mais de um dia.
Precisamos do transporte para obter tudo o que desejamos. No entanto deve-se ter uma boa logistica de transporte para que não haja erros, que possam gerar danos financeiros à empresa. Para que isso não ocorra, a escolha do modal é de grande importância, pois é a partir dele que se estabelece uma estratégia de entrega da materia-prima ou do produto acabado.


  •  Victor Ismael de Araújo Carrera
         Atualmente, existe uma necessidade do consumidor de realizar suas compras de forma eficiente, com baixo custo e com segurança. E a Logística de Transporte é o ramo da logística que satisfaz essas necessidades por meio dos modais de transporte. Que são os meios utilizados para o transporte de qualquer tipo de mercadoria.
O transporte constitui um papel muito importante no nível de qualidade oferecido ao cliente, por isso é feito das melhores formas atuais. Umas delas, que é bem utilizada é o E-commerce, ou seja, a compra feita pela internet, que ganha uma clientela cada vez maior graças à um transporte realizado de forma estratégica.
As etapas da Logística de Transporte resultam num ciclo que vai desde os fornecedores até o cliente final, que por sua vez conta com o comprometimento da empresa escolhida nesse setor.


  •  Natália Soares Rodrigues

Até que o produto chegue às mãos do cliente ele passa por uma série de processos. De início a matéria-prima é transportada dos fornecedores até a empresa, esta fica no estoque e depois passa pelo processo de produção. Como produto acabado, este fica na expedição da empresa, sendo posteriormente transportado até a distribuidora, e desta para o estoque do comércio. A compra pode ser física ou virtual. No caso da compra física é feita diretamente na loja. Na compra virtual, denominada e-commerce, o cliente faz primeiramente um requerimento do produto pelo site da empresa. Deste modo, em um prazo pré-determinado a entrega é efetuada. Assim que o produto é entregue ao cliente, um sistema de reposição de estoques é acionado, como forma de controlar o estoque, evitando problemas de falta do produto.
Para que este processo ocorra corretamente é essencial a escolha de um modal de transporte adequado,  com o mínimo custo e  menor tempo possível de entrega. Os modais básicos de transporte são as rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos.
O modal de transporte será bem escolhido se forem consideradas as condições e necessidades do material a ser distribuído. É preciso atender-se ao desempenho e características do modal, tanto a respeito de suas dimensões estruturais quanto ao custo.
As principais exigências do mercado estão ligadas à pontualidade do serviço, à flexibilidade, em relação ao manuseio de uma grande variedade de produtos, ao gerenciamento dos riscos referentes a roubo e danos e ao serviço oferecido pelo transportador, que deve saber executar também outras funções logísticas além de somente um serviço básico.
O transporte é impactante no serviço ao cliente, sendo também um fator decisivo na concorrência, por isso esta escolha é de extrema importante, para todo o processo.

  • Gabriela Mazetti Queiroz 
  Como vimos no trabalho, o transporte é a forma mais fácil de locomoção de um lugar para outro. Sem ele, esse processo seria muito mais demorado. Dependendo do meio de transporte, como caminhões, a entrega da matéria prima pode ser bem mais rápida e prática do que os transportes de ferrovia. Mas dependendo do lugar, o frete é mas caro.     
  Hoje em dia, tudo está ligado ao transporte, principalmente as empresas para transportar seus produtos e materiais. A vida de qualquer um seria bem mais difícil sem eles. E não podemos esquecer que ele sempre estará evoluindo. 


  • Débora Cristine Marques Machado

Como observamos em nosso trabalho, a indústria que adota a logística em sua postura organizacional administra melhor os custos de matérias–prima, produtos, transportes, produção, estoques e prazos de entrega.


A Logística possibilita atuação sistêmica desde a previsão de entrada de matéria-prima até a entrega dos produtos ao consumidor final, fazendo com que a indústria contribua para o desenvolvimento de regiões, através interação comercial com outras localidades. 





Ana Luiza de Castro Braga
 
A logística poderá ser o caminho para a diferenciação de uma empresa aos olhos de seus clientes, para a reduçãodos custos e para agregar valor, o que se refletirá no aumento da lucratividade.Uma empresa mais lucrativa e commenores custos estará, sem duvida, em uma posição de superioridade em relação aos seus concorrentes.Porém, a logística por si só não alcançará esses resultados, sendo necessário que esteja inserida no processo de planejamento de negócio da organização e alinhada com os demais esforços para atingir sucesso no seu segmento de atuação. Não está se propondo que a logística seja a tábua da salvação de um negócio mal organizado e gerenciado, mas sim que seja vista como uma opção real já adotada por muitas empresas e até mesmo, por países para o desenvolvimento do aumento da competitividade, porque competir é preciso, e portanto, uma realidade que não pode mais ser ignorada .





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