Logística
de Transportes é um ramo da logística que envolve a escolha do melhor modal
de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo
custo e menor tempo possível. Portanto, transportar mercadorias garantindo a
integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama
"logística de transporte".
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de
representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações,
tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao
Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das
despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o
lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de
combustíveis.
Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado
para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo
adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que
permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo
fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo,
na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
O gestor de estoques possui comumente o objetivo de minimizar os
custos com estoque, sem analisar todos os custos logísticos. Este tipo de
procedimento impacta de forma negativa outras funções logísticas, como por
exemplo, a produção que passa a necessitar de uma maior flexibilidade e uma
gestão de transporte caracterizada pelo transporte mais fracionado, aumentando
de uma forma geral o custo unitário de transporte.
É importante deixar claro, que esta política pode ser a mais
adequada em situações onde se utilizam estratégias baseadas no tempo, como JIT
(Just in Time), ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor). Estas estratégias visam
reduzir o estoque a partir de uma visão integrada da Logística, exigindo da
função transporte a rapidez e consistência necessária para atender os tamanhos
de lote e os prazos de entrega.
O Serviço ao Cliente é um componente fundamental. O impacto do
transporte no Serviço ao Cliente é um dos mais significativos e as principais
exigências do mercado geralmente estão ligadas à pontualidade do serviço, à
capacidade de prover um serviço porta-a-porta; à flexibilidade, no que diz
respeito ao manuseio de uma grande variedade de produtos; ao gerenciamento dos
riscos associados a roubos, danos e à capacidade do transportador oferecer mais
que um serviço básico de transporte, tornando-se capaz de executar outras
funções logísticas. As repostas para cada uma destas exigências estão
vinculadas ao desempenho e às características de cada modal de transporte,
tanto no que diz respeito às suas dimensões estruturais, quanto à sua estrutura
de custos.
A importância relativa de cada modal pode ser
medida em termos da quilometragem do sistema, volume, receita e natureza da
composição do tráfego. Existem diferenças no desempenho entre os modais
relativos a custos fixos e variáveis como velocidade, disponibilidade,
confiabilidade, capacidade e frequência. Estes fatores são considerados na
escolha do modal a ser utilizado, dependendo também das características do
nível de serviço a ser realizado. A escolha do tipo de transporte se dá entre o
custo de transporte de um determinado produto (eficiência) e a velocidade com
que o produto é transportado (responsabilidade). Os modais básicos de
transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de
cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser
distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.
- Rodovia: O transporte rodoviário oferece rotas de curta distância de produtos acabados ou semi-acabados. As vantagens do uso de caminhões nas estradas são:
- O serviço porta-a-porta
- Frequência e disponibilidade dos serviços;
- Velocidade;
- No mercado de pequenas cargas é mais competitivo em comparação ao ferroviário.
- Ferrovia: O transporte ferroviário é lento, muito utilizado para transportar matérias-primas e manufaturados de baixo valor para longas distâncias. Comparado ao rodoviário, oferece fretes mais baratos e desempenho inferior. No modal ferroviário há o estoque em trânsito, onde o tempo de viagem é considerado período de estoque.
- Aeroviário: A grande característica do aeroviário é a alta taxa de frete e as dimensões físicas dos porões de carga dos aviões. Transporta itens com pouco volume e alto valor agregado como instrumentos eletrônicos óticos e materiais frágeis. A grande vantagem do aeroviário é a velocidade em grandes distâncias. A variabilidade é baixa no quesito confiabilidade.
- Hidrovia: Exige a utilização de outro modal auxiliar de transporte combinadamente; é mais lento que a ferrovia, sofre forte influência das condições meteorológicas e necessita de margens navegáveis. Transporta principalmente granéis como carvão, minérios, cascalho, areia, petróleo, ferro, grãos, entre outros. Trabalha com itens de baixo valor agregado e não perecível.
- Dutos: Utilizado em movimentos de petróleo, derivados e gás. Custo baixo de movimentação, oferece linha de produto limitada.
Para o
sucesso da logística é importante que a informação de estoque disponível dos
produtos no site de esteja plenamente alinhada com a real disponibilidade dos
produtos no estoque da empresa vendedora, garantindo-se assim a entrega do produto
adquirido pelo cliente. Para tanto, faz-se necessária a integração do sistema
de controle de estoque com a solução de e-commerce de maneira que não ocorram
defasagens da informação. Também é importante que o sistema de controle de
estoques dispare a reposição automática dos produtos a partir do alcance do
estoque mínimo, acionando o ciclo de suprimentos junto aos fornecedores, conforme explicamos mais adiante. Com essas ações de
logística, diminuem-se substancialmente os riscos inerentes à falta de produtos
no estoque da empresa.
Geralmente as funções de transporte e entrega dos
produtos aos clientes são terceirizadas para empresas especializadas existentes
no mercado; como exemplo, podemos citar
os Correios (ECT), que operam um serviço exclusivamente voltado para as empresas de
e-commerce denominado “e-Sedex”, com abrangência nacional. Qualquer que seja o
operador da logística contratado para a distribuição dos produtos, é importante
que o mesmo disponibilize um “sistema de rastreamento” (tracking) que permita
ao cliente acompanhar pela internet e em tempo real a localização exata do
produto adquirido. Do mesmo modo, o operador logístico deve ter condições de
operacionalizar a “logística reversa”, quando da devolução do produto à empresa
vendedora nos casos de defeito, insatisfação do cliente com o produto adquirido
ou erro de processamento do pedido.
Deve
haver uma perfeita sincronia com os fornecedores nos ciclos de processos de
suprimentos necessários para repor os estoques dos produtos vendidos pelo site
de e-commerce. Essa sincronia logística pode ser obtida mais facilmente na
medida a partir da informatização desses processos, gerando velocidade na troca
de informações e resultando na redução de prazos e custos de aquisição dos
produtos, bem como na diminuição do custo dos estoques. Na prática, sempre que
o nível de estoque de determinado produto atingir a quantidade mínima, é
disparado sistemicamente um pedido de compras e enviado ao fornecedor por
internet ou EDI, iniciando o processo de reposição do estoque. Esse ciclo só se
encerra quando o fornecedor entregar o produto ao cliente e ocorrer à
atualização dos sistemas de controle de estoque e de e-commerce, para que as
informações estejam alinhadas.
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